segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ai, ai...Sonho Meu!

Oiê,

      Me deparei hoje com essa bela imagem de uma linda casa e fiquei sonhando... Sonhos materiais nunca foram pecados! Muito pelo contrário: eles nos ajudam a nos motivar para correr atras do que queremos conquistar!
  Sabe, as vezes o caminho parece árduo mas não podemos perder a fé em Deus e buscar fazer a nossa parte. Tenho muitas vontades, uma delas é poder proporcionar ao  meu filho e ao meu marido uma vida com lazer mais sofisticados. Viagens, uma casa hiper aconchegante como essa da foto, estudos ótimos para o bebê que já está com 2 aninhos e coisas supérfluas (sim, supérfluos mesmo) pro maridão,como eletrônicos que ele ama, besteiras e afins.
   Vou parar agora porque vou aproveitar o tempinho do pequeno dormindo para estudar, correr atras desses sonhos aí  :). 

Aproveito para deixar um artigo muito bacana sobre "Motivações materiais" :

  Como costumamos repetir aqui no blog, a motivação é um ingrediente de suma importância na vida do concurseiro que estuda sério para concursos públicos … e mesmo assim é algo pouco compreendido.
     Vejamos como define nossa boa amiga Wikipedia: 
    “Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é “por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?”[1]. “O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações”.
     E qual é o impulso que leva concurseiros à ação de estudar sério pelo tempo necessário para serem aprovados em concursos públicos? Pergunta simples com resposta complexa, já que as motivações são diversas e nunca estão sozinhas.
      Hoje falaremos um pouco sobre um tipo de motivação que ainda sofre um pouco de preconceito, apesar de ser totalmente válida e estar carregada de honestidade, a motivação material.
    Qual o concurseiro que nunca foi apresentado àquele velho truque de motivação de colocar na parede diante do local de estudo uma foto mostrando algo que se quer muito conquistar com a estabilidade e boa remuneração oferecida pelo concurso público, a fim de animar o concurseiro quando o fardo parecer pesado demais. Tem gente que usa fotos de carros, de casas, de locais para onde quer viajar, de famílias felizes e por aí vai. Pois bem, esse velho truque não é nada mais, nada menos que motivação material.
    Não é pecado nenhum o concurseiro usar motivações materiais para poder estudar mais e melhor, afinal de contas, não é segredo nenhum que uma das coisas que mais atraem pessoas para o serviço público é a a boa remuneração, muitas vezes até maior que as oferecidas na iniciativa privada para funções semelhantes. Então, porque ter vergonha de usar motivações materiais tendo em vista o grande potencial que elas guardam e qu é tão necessário para o concurseiro?
Claro que como tudo na vida temos de usar as motivações materiais de forma comedida, mesmo porque há sempre o risco de nos perdermos em devaneios de consumo ao invés de estudarmos, daí o remédio passa a fazer mal e não é isso que queremos. Tenha, sim, motivações materiais, mas cuide para que exerção sua função, que é de dar-lhe força para estudar mais e melhor, vigiando para que não o atrapalhe de estudar ao invés disso.

0 comentários:

Postar um comentário

Não precisa comentar, mas pode passear pela leitura!