segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Revisar tudo nos Finais de Semana!
Final de semana serve para duas coisas: descanso e revisão. Se você tem aulas no cursinho, você também merece descanso no final do dia, mas também pode fazer uma revisão breve da matéria ao final do dia, ou no domingo. Com certeza a revisão semanal o ajudará muito para você ver o quanto estudou a semana, se orgulhar de seu desempenho e iniciar com mais vontade a semana seguinte, e pense que com tanta dedicação o sucesso estará cada vez mais próximo!
Ai, ai...Sonho Meu!
Oiê,
Me deparei hoje com essa bela imagem de uma linda casa e fiquei sonhando... Sonhos materiais nunca foram pecados! Muito pelo contrário: eles nos ajudam a nos motivar para correr atras do que queremos conquistar!
Me deparei hoje com essa bela imagem de uma linda casa e fiquei sonhando... Sonhos materiais nunca foram pecados! Muito pelo contrário: eles nos ajudam a nos motivar para correr atras do que queremos conquistar!
Sabe, as vezes o caminho parece árduo mas não podemos perder a fé em Deus e buscar fazer a nossa parte. Tenho muitas vontades, uma delas é poder proporcionar ao meu filho e ao meu marido uma vida com lazer mais sofisticados. Viagens, uma casa hiper aconchegante como essa da foto, estudos ótimos para o bebê que já está com 2 aninhos e coisas supérfluas (sim, supérfluos mesmo) pro maridão,como eletrônicos que ele ama, besteiras e afins.
Vou parar agora porque vou aproveitar o tempinho do pequeno dormindo para estudar, correr atras desses sonhos aí :).
Aproveito para deixar um artigo muito bacana sobre "Motivações materiais" :
Como costumamos repetir aqui no blog, a motivação é um ingrediente de suma importância na vida do concurseiro que estuda sério para concursos públicos … e mesmo assim é algo pouco compreendido.
Vejamos como define nossa boa amiga Wikipedia:
“Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é “por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?”[1]. “O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações”.
E qual é o impulso que leva concurseiros à ação de estudar sério pelo tempo necessário para serem aprovados em concursos públicos? Pergunta simples com resposta complexa, já que as motivações são diversas e nunca estão sozinhas.
Hoje falaremos um pouco sobre um tipo de motivação que ainda sofre um pouco de preconceito, apesar de ser totalmente válida e estar carregada de honestidade, a motivação material.
Qual o concurseiro que nunca foi apresentado àquele velho truque de motivação de colocar na parede diante do local de estudo uma foto mostrando algo que se quer muito conquistar com a estabilidade e boa remuneração oferecida pelo concurso público, a fim de animar o concurseiro quando o fardo parecer pesado demais. Tem gente que usa fotos de carros, de casas, de locais para onde quer viajar, de famílias felizes e por aí vai. Pois bem, esse velho truque não é nada mais, nada menos que motivação material.
Não é pecado nenhum o concurseiro usar motivações materiais para poder estudar mais e melhor, afinal de contas, não é segredo nenhum que uma das coisas que mais atraem pessoas para o serviço público é a a boa remuneração, muitas vezes até maior que as oferecidas na iniciativa privada para funções semelhantes. Então, porque ter vergonha de usar motivações materiais tendo em vista o grande potencial que elas guardam e qu é tão necessário para o concurseiro?
Claro que como tudo na vida temos de usar as motivações materiais de forma comedida, mesmo porque há sempre o risco de nos perdermos em devaneios de consumo ao invés de estudarmos, daí o remédio passa a fazer mal e não é isso que queremos. Tenha, sim, motivações materiais, mas cuide para que exerção sua função, que é de dar-lhe força para estudar mais e melhor, vigiando para que não o atrapalhe de estudar ao invés disso.
O inicio de Tudo!
HOJE é o dia!!! |
Como é difícil tomar a decisão de estudar (de verdade) para concursos públicos. Eu sei disso por experiência própria. Depois da maternidade ficou mais dificil para mim...
Normalmente, essa decisão demora um pouco para ser tomada, e isso porque nós (normalmente) tendemos ao imediatismo e cedemos aos apelos da preguiça. Mas concurso público é como qualquer outra coisa na vida, e eu costumo dizer isso.
Da mesma forma que os casais demoram a se decidir por um filho (quando
ele não acontece, simplesmente), e muitas pessoas começam um determinado
curso superior para terminar, alguns anos depois, em outro
completamente diferente, o que foi o meu caso. Bem, essa não é uma decisão das mais fáceis.
A grande questão é que, com o passar do tempo, os concursos também tendem a ficar cada vez mais difíceis, e o número de concorrentes a aumentar exponencialmente. Ou seja, se você ainda está “brincando de estudar para concursos”, a hora de tomar a decisão de estudar de verdade é agora! É claro que muitas vezes pensamos que estamos tao parados, “brincando” e sequer percebemos isso, mas paremos para pensar um pouco, coloquemos toda a nossa experiência com concursos (os cursos que já fez – e está fazendo –, as provas, as constantes derrotas, o tempo de estudo, o planejamento de estudo, o foco – ou a falta dele – em determinado poder ou carreira) em cima da mesa, e veremos se estamos, de fato, estudando de verdade para um concurso público. Se você, como eu está e ainda não foi aprovado, meus parabéns! É só uma questão de tempo, paciência e persistência. Se não está, é hora de tomar uma decisão, pois caso não tome, continuará jogando dinheiro e tempo (o que para mim é muito mais valioso) no lixo.
Também não podemos nos esquecer das desculpas. Muitos alegam que todo e qualquer concurso é fraudado, e que todas as vagas são marcadas – os famosos cabides de emprego. Isso existe? Claro! Mas não pode ser usado como desculpa para deixar de lado os estudos e, consequentemente, seus sonhos. Alguém conhece algo mais fácil do que encontrar argumentos e motivos para deixar de lado aquilo que exige de nós uma postura diferente, força de vontade, disciplina e determinação? Uma das grandes verdades da vida, e aqui me arrisco a afirmar isso, é que tudo aquilo que conquistamos com muito esforço tem muito mais valor, é muito mais gostoso e vale muito mais a pena.
RESUMO DA ÓPERA - A hora é agora! Os concursos irão continuar. Os Editais continuam – e continuarão – sendo publicados em todo o país. As chances continuam ao alcance daqueles que tomaram a decisão de chegar lá. A grande questão é: você fará parte desse grupo? Faça parte dele, tome uma decisão ainda hoje. Deixe as desculpas de lado e assuma o compromisso de superar a si mesmo – mas faça isso por você, não para provar algo para os demais. Faça isso hoje mesmo, tome a decisão e a leve a sério; e, se decidir fazê-lo, fica o recado: não tenha dúvidas, ao final, valerá muito a pena!
Um Dia todos, juntos, comemoraremos o meu Feliz Cargo Novo!
bjks!
Assinar:
Postagens (Atom)